4 maneiras de oferecer disciplinas 20% EAD na sua IES

25 setembro, 2019

Cada vez mais atraentes para alunos, disciplinas a distância podem ser o diferencial da sua IES, e a utilização dos 20% EAD é o primeiro passo para prosperar nessa modalidade.

Instituições de ensino superior com, no mínimo, um curso de graduação reconhecido pelo MEC podem oferecer 20% das disciplinas na modalidade EAD. Mas nem toda IES sabe como fazer dessa regulamentação uma oportunidade para alavancar seus indicadores.

Dados do Censo da Educação Superior, mostram que o ensino EAD cresceu, por exemplo 17,6% de 2016 para 2017. Enquanto isso, a modalidade presencial caiu 0,4%. Os números são claros sobre o movimento que o mercado educacional tem vivido. Investir na criação de disciplinas e cursos EAD é uma tendência no ensino.

:: Aproveite a próxima janela de credenciamento, e entre no EAD. Temos um eBook para ajudar você a se preparar para esse importante movimento da sua IES. Clique aqui

Porém, antes de qualquer coisa, avalie se a oportunidade se aplica à sua IES a partir dos seguintes pontos:

  • Você identifica a presença de um grupo de alunos interessados nesse formato?
  • Você já utiliza os 20% da carga horária de disciplinas à distância?
  • Quais tipos de atividades farão a integração entre as aulas virtuais e presenciais?

Caso a demanda seja identificada, prepare-se para dar o próximo passo. Confira quatro dicas de como oferecer disciplinas 20% EAD na sua IES:

Dedique tempo ao planejamento das disciplinas

A adesão ao ensino a distância deve ser bem planejada pela IES. É importante lembrar que o conteúdo EAD existe para complementar o currículo das aulas presenciais, e não apenas coexistir com ele.

Para isso, é preciso priorizar uma boa curadoria digital. Junto aos professores, os curadores são peças fundamentais no mapeamento das possibilidades tecnológicas e de sua aplicabilidade ao ambiente acadêmico.

Não basta apenas adicionar tecnologia para aplicar o 20% EAD ou outras modalidades à distância

Oferecer uma disciplina EAD não é a mesma coisa que disponibilizar material nos ambientes virtuais de aprendizagem. Conteúdos em PowerPoint, vídeos ou listas de exercício não sustentam uma aula a distância.

No modelo de ensino EAD, a tecnologia não é só um meio – ela é o potencializador da experiência de ensino. Por isso, é importante desenvolver planos de estudos completos, que utilizem o espaço digital em todos os seus recursos e possibilidades.

Facilite o acesso e a usabilidade

Talvez um dos elementos principais para o sucesso de uma disciplina EAD seja a escolha correta do ambiente de ensino digital. Investir em um serviço que priorize a experiência do usuário faz com que os estudantes permaneçam engajados.

É preciso que a plataforma da sua IES seja clara, intuitiva e que permita ao aluno executar suas tarefas de forma fácil e rápida. Também é importante considerar pontos como a responsividade. O aluno pode acessar por celular ou tablet? Em tempos de dados móveis e gadgets, manter o estudante preso a um computador não é a melhor estratégia.

Ofereça mentorias digitais

Utilize o ambiente digital da sua IES para oferecer oportunidades de atendimento individualizado. Tutoria personalizada para alunos que estejam com dificuldades em acompanhar alguma atividade específica é uma excelente alternativa. Utilize recursos como videoconferência, estudo compartilhado, desenvolvimento de mapas mentais para reforço dos conteúdos e até promova atividades de reforço das disciplinas estudadas.

Colocando a criatividade para trabalhar, não faltam formas de oferecer 20% das disciplinas em modalidade EAD. O principal é ir além dos concorrentes integrando a parte à distância com o presencial.


Compartilhar

RELACIONADOS