40% EAD: checklist de primeiros passos para oferecer curso a distância

9 outubro, 2019

IES que pretendem ampliar a oferta de disciplinas para 40% EAD devem cumprir exigências do MEC

A expansão do 40% EAD tem sido estratégica para as IES. Cursos não-presenciais permitem a redução de gastos com operação e infraestrutura, o que gera ganhos em competitividade. Hoje, uma em cada cinco alunos matriculados no ensino superior cursam a modalidade a distância. Esses são dados do último Censo da Educação Superior, de 2017.

Não bastassem números tão atraentes, os gestores de IES ganharam mais um motivo para investir nesse setor. No final de 2018, o governo federal editou uma portaria ampliando para 40% a carga horária a distância de cursos do ensino superior. O percentual máximo anterior era de 20% em EAD.

Você já sabe o que fazer para adaptar seus cursos e chegar aos 40% a distância? Veja, a seguir, um checklist das etapas para atingir esse objetivo.

Confira se sua IES cumpre os requisitos para 40% EAD

O MEC estabeleceu alguns critérios para a instituição poder aderir aos 40% EAD. Quem não se enquadrar, segue podendo oferecer apenas 20% de carga horária a distância. Portanto, verifique se a sua IES se encaixa em todos os pontos:

  • estar credenciada para dar aulas tanto presenciais quanto a distância;
  • ter nota 4 (em uma escala de 5) na avaliação do MEC;
  • o curso que pretende aumentar a carga horária a distância também deverá ter nota 4 (em uma escala de 5) na avaliação do MEC e ser equivalente a uma das opções presenciais oferecidas na instituição (ou seja, ter a mesma denominação e grau). 

:: Entre em contato agora com um de nossos consultores para saber mais sobre os 40% EAD

Ajuste seu projeto pedagógico

Em primeiro lugar, esta é uma obrigação definida pelo MEC para que a instituição possa oferecer os 40% do curso em EAD. Mas aproveite o momento para rever as diretrizes da sua IES. Ampliar a participação do ensino a distância não é uma mudança que deve ser feita repentinamente. Tal transformação pede planejamento e alinhamento com o projeto pedagógico como um todo.

Informe os estudantes sobre a migração para 40% EAD

O processo de ampliação do EAD deve ser devidamente informado aos alunos que já estão matriculados. Em segundo lugar, cabe à instituição reportar a mudança também aos candidatos que concorrem a uma vaga no curso em questão. Além disso, os critérios de avaliação das disciplinas EAD devem ser detalhados aos públicos envolvidos.

Não esqueça das exceções

Em resumo, a possibilidade de oferecer 40% EAD não se aplica a todos os cursos. As graduações das áreas de Engenharia e Saúde são exceções e não podem ser incluídas no novo percentual.

Conte com as soluções certas

Por fim, mais carga horária em EAD significa um aumento de demanda em diversas áreas envolvidas. São novas unidades de aprendizagem, mais conteúdo e mais usuários no seu AVA. Aproveite este momento para adotar soluções eficientes que vão auxiliar na sua migração e elevar o nível da proposta de educação a distância.

Depois de passar pelo checklist completo, sua IES está no caminho para ampliar para oferecer cursos 40% EAD. Saiba mais detalhes sobre o processo de credenciamento e suas etapas com um e-book gratuito exclusivo.


Compartilhar

RELACIONADOS