Conteúdo EAD que foge do óbvio: veja o que está bombando

17 outubro, 2019

Produzir conteúdo EAD inovador e atraente é um desafio e tanto. Mas pensar fora da caixa é essencial para aumentar o envolvimento dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os formatos para oferecer material de ensino a distância podem (e devem) ir muito além dos tradicionais slides e das videoaulas.

Descubra quatro opções criativas de conteúdo EAD que a sua IES pode adotar:

1. Game

Gamificação é o uso de técnicas de jogos em contextos diversos – inclusive da educação – para cativar o público. A técnica imita o conceito dos videogames, com fases, desafios e bonificações. Trabalhar conteúdos assim pode agregar uma boa dose de diversão ao aprendizado.

Não à toa, jogos oferecidos no AVA como atividade de aula despertam grande interesse por parte dos alunos. Você pode tanto optar por modelos prontos, já disponíveis no mercado, ou investir em uma versão desenvolvida sob medida para suas necessidades no EAD.

Aposte também nas estratégias de gamificação para deixar atividade comuns mais atraentes.

2. Realidade aumentada

Em resumo, a Realidade Aumentada (RA) integra elementos virtuais e reais por meio da tecnologia. Na educação a distância, o recurso é um grande aliado. Com RA, é possível observar e interagir com objetos de estudo de forma muito mais dinâmica.

Um estudante de arquitetura, por exemplo, pode analisar a planta baixa de uma casa em 3D e avaliar melhor a distribuição dos móveis nos cômodos. Por outro lado, um aluno de anatomia é capaz de visualizar a circulação de sangue pelas artérias, algo que nunca conseguiria através livros ou mesmo ao vivo.

3. Podcast

O podcast é um formato que está em alta, e um de seus maiores atrativos é a facilidade no consumo. A pessoa pode ouvir o programa no trânsito, realizando atividades domésticas ou no intervalo do trabalho. Ou seja, o conteúdo em áudio consegue ser encaixado sem grandes dificuldades na rotina do aluno – um trunfo e tanto para o EAD.

Ao optar pelo podcast, não esqueça de investir em uma narrativa envolvente. É preciso mais do que a leitura de um texto para despertar o interesse de quem ouve. Aproveite para contar com a participação de convidados, como profissionais do mercado e professores de outras disciplinas, para enriquecer o material.

4. Vídeo 360°

Proporcionar atividades práticas cada vez mais imersivas a partir de qualquer lugar. Essa é uma busca contínua das instituições que oferecem ensino a distância. Conforme a Virtual Speech, desenvolvedora de aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada, 92% dos usuários sentem mais confiança depois das aulas em um ambiente virtual imersivo.

Com os vídeos 360°, o aluno é transportado para ambientes de aprendizagem muitos próximos à realidade, que podem ou não ser interativos, dependendo do objetivo. Embora pareça algo que requer muita tecnologia, o aluno só precisa contar com um smartphone e um óculos cardboard de baixo custo.

Por fim, estar atento às práticas mais atuais no EAD é fundamental para proporcionar uma aprendizagem envolvente. Conteúdos criativos EAD com formatos atraentes e compatíveis com o objetivo da disciplina são diferenciais que impactam positivamente os indicadores da sua IES.

Quer poder contar com esses recursos para envolver mais o aluno no ambiente virtual de aprendizagem? A Sagah, empresa de soluções educacionais integradas, trabalha com estes e muitos outros formatos para tornar seu conteúdo EAD mais atraente e criativo.


Compartilhar

RELACIONADOS