Como engajar alunos na metodologia ativa e diminuir a resistência?

16 outubro, 2018

A resistência dos estudantes pode ser um desafio na implementação da metodologia ativa. Mas como engajar alunos para o método ter sucesso nas IES?

Normalmente os alunos que tiveram a metodologia tradicional no ensino superior costumam resistir a mudança. Isto acontece pelo medo de mudanças, principalmente quando impacta em comportamento. Já os que ingressam na IES com o método, costumam se adequar facilmente à proposta.

Em resumo, na metodologia ativa, o aluno deixa de ser um agente passivo em sala de aula e passa a ser o protagonista de seu próprio aprendizado. Muitos resistem exatamente por estarem acomodados ao modelo tradicional de aula. Nele o professor expõe o conteúdo e o aluno apenas recebe as informações.

Por isso a importância do estudante estar engajado. No método ativo, ele precisa estar trocando informações ativamente sobre o que está aprendendo.

Foto: Pexels

Algumas expressões podem surgir, como: “esse professor não quer dar aula”, “eu vim aqui para aprender e o professor só quer minha opinião”, “não aprendo nada”. Lembre que é importante engajar também os professores.

Quer se aprofundar no tema Ensino Híbrido ainda mais?
Convidamos um especialista para falar em um Webinar sobre o assunto e para desvendar todas as dúvidas que você pode ter relacionados a temática.

Quero aprender do planejamento às práticas do Ensino Híbrido!

Engajar alunos na prática

Desta forma, é extremamente importante que a IES tenha um plano efetivo de comunicação. É necessário explicar toda dinâmica das metodologias ativas para o grupo de alunos.

Deixar claro o por que de terem optado por esta metodologia também é essencial. Além de criar ambientes amigáveis como mesas em círculos, layout diferenciado, pinturas nas paredes e por exemplo, o uso de tablets.

Por fim, o uso de técnicas de interação nas aulas fazem com que o aluno se sinta em um ambiente diferente. Isto pode ajudar a quebrar a resistência. É  importante que a IES esteja engajada em promover um ambiente inovador. Isto para que o aluno sinta que não foi somente a sala de aula que mudou, mas que estão promovendo um ambiente diferenciado. 

Leia também:
:: Descubra agora os cinco principais motivos que fazem as IES perderem alunos (e como fugir deles)
:: Ensino híbrido: o que é, como fazer, tendências | Guia definitivo


Compartilhar

RELACIONADOS

A Educação a Distância
no Contexto Atual:
50 temas EAD, 50 dias.

 

Este eBook é um compilado do conteúdo discutido
por centenas de profissionais da área da
educação, que debateram 50 temas relacionados
à EaD, durante 50 dias em fóruns online.