Metodologia ativa: como engajar professores e diminuir a resistência

8 outubro, 2018

O principal desafio da metodologia ativa é engajar professores neste modelo que foge do tradicional. Isto acontece porque os envolvidos são tirados de sua zona de conforto, sejam professores ou alunos. Os educadores passam a ser mais questionados pelos alunos, já que agora são mediadores e não instrutores.

A resistência surge, porque muitos estavam acostumados com expor o conteúdo e não ser coadjuvante da sala de aula. Para muitos professores é extremamente difícil esta mudança e adaptação. Separamos portanto algumas dicas para ajudar a engajar estes professores e fazer com que eles “vistam a camisa” da metodologia ativa.

 

Para entender ainda melhor o cenário das metodologias ativas e do Ensino Híbrido você pode baixar uma apresentação com dados estatísticos do mercado da Educação e estudar as possibilidades para sua IES.

Quero baixar AGORA a apresentação “Se ensinar a distância é o problema, qual a solução?”

 

Dicas para a IES engajar professores

1. Apresentar a metodologia ativa

Primeiramente, fazer reuniões da alta cúpula da IES para explicar os conceitos da metodologia ativa para os professores é essencial. Esclarecer por que estão adotando este modelo de ensino e quais os benefícios para alunos e mestres também é importante. Pense que o professor sempre esteve acostumado com um estilo de sala de aula, afinal essa relutância com o diferente é normal.

Leia também:
:: Metodologias ativas: o que são, quais as mais famosas e como aplicar
:: Ensino híbrido: o que é, como fazer, tendências | Guia definitivo

2. Capacitar os professores

Oferecer oficinas para capacitação docente é um dos passos mais importantes nesse processo. A mudança de metodologia é complexa para a maioria dos professores e é necessário ter muito cuidado com o treinamento.

Trazer algumas referências na área para explanar sob o tema pode ser uma boa opção para trazer paixão para os professores. Contar sobre projetos criados, aulas que foram um sucesso e aplicação da metodologia para gerar impacto social, por exemplo, é um bom ponto de partida.

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Foto: Shutterstock

3. Valorizar os profissionais

A IES deve criar grupos de ensino, mostrar cases, fazer professores apresentarem seus resultados na semana acadêmica. Tornar os docentes donos do projeto e da mudança, ajuda no engajamento. Inclusive, dando prioridade para uma estratégia de comunicação ativa. Assim há suporte e sustentação para a equipe ter sucesso e não gerar resistência. O professor precisa se sentir dono deste processo de mudança.

4. Fomentar a disponibilidade dos professores

Outro ponto super importante é a disponibilidade do professor. Neste processo as aulas serão muito mais provocativas, com mais dúvidas, ambientes mais barulhentos tornando o papel do professor imprescindível. Ele deve convergir as ideias e tirar o que os alunos tem de melhor. O aluno precisa se sentir amparado, assistido. O professor precisa estar muito presente neste novo modelo de ensino-aprendizagem.

Por fim, importante para todas as pessoas envolvidas neste novo método que estejam abastecidas de boas justificativas. Todos precisam saber porque a IES trabalha com metodologia ativa e quais os resultados que se esperam.

 

Vamos dar o primeiro passo pensando em metodologias ativas? Quero comçar minha jornada nesta nova forma de ensinar e aprender!


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