O que é metodologia ativa e como colocar em prática?

21 setembro, 2018

O mundo mudou. E as instituições aos poucos começam a perceber que é necessário adotar modelos de ensino mais inovadores. Que sejam mais práticos e que fortaleçam as competências e habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Daí o sucesso da metodologia ativa.

Enfileirados e sentados diante do quadro negro, os alunos escutam o monólogo do professor e cada ensinamento é anotado. O caderno é consultado, posteriormente, na preparação para as provas. Era assim que se aprendia no século 19 – e é assim que muitas escolas e universidades continuam ensinando atualmente.

metodologia ativa

Foto: Pexels

Uma metodologia ativa é geralmente simples e se baseia na ideia de que, para aprender, não são necessárias aulas expositivas. Em seu lugar entram jogos, projetos e tarefas que busquem soluções de forma colaborativa para problemas e situações reais.

Além disso, a metodologia ativa torna o aluno responsável pela própria aprendizagem. O protagonismo do processo, que até então ficava com o professor, passa a ser do estudante. Estimulado pela autonomia, ele fica mais comprometido e participativo.

 

Para entender ainda melhor o cenário das metodologias ativas e do Ensino Híbrido você pode baixar uma apresentação com dados estatísticos do mercado da Educação e estudar as possibilidades para sua IES.

Quero baixar AGORA a apresentação “Se ensinar a distância é o problema, qual a solução?”

 

Como colocar em prática a metodologia ativa

Sala de aula invertida

Uma das maneiras de colocar em prática a metodologia ativa, é aplicar ações da sala de aula invertida. Nesse sentido, o professor é quem seleciona os conteúdos que os alunos devem estudar em um momento pré-aula. Os conteúdos são hospedados em uma plataforma digital ou enviado por e-mail para os alunos. Dessa forma, eles poderão se preparar antes da aula.

No momento da sala de aula o professor utiliza de um layout da sala com mesas em círculos com o intuito de fomentar o debate. Em seguida, começa a explorar os temas fazendo perguntas sobre os conteúdos que foram estudados. O aluno tem contato com desafios práticos, e decisões que precisam ser trabalhadas em conjunto. Em outras palavras, eles conseguirão participar ativamente das aulas.

Quer saber mais sobre sala de aula invertida? Clique aqui!

Peer Instruction

Outra maneira de implementar a metodologia ativa, é a partir da aprendizagem em pares, conhecida também como Peer Instruction ou Peer to peer. A ideia é que o conhecimento seja construído a partir da interação entre alunos. Para aplicar o método, portanto, uma importante etapa é a elaboração de testes conceituais que promovem a interação entre os estudantes. Por consequência, eles trabalham com conceitos que servem de fundamento para a solução de problemas.

Leia mais sobre o conceito de Peer Instruction.

Metodologia ativa Sagah

A Sagah trabalha com a metodologia ativa em seu modelo de aprendizagem. Assim, o aluno tem em suas mãos o próprio aprendizado e os encontros com professores são para trocas de conhecimento e resolução de problemas. São as Unidades de Aprendizagem (UAs), uma série de objetos educacionais com o fim de proporcionar ao estudante maior imersão nos conteúdos teóricos, que transmitem no método da Sagah os objetivos voltados para metodologia ativa.

 

Você pode começar a implementar a metodologia ativa hoje mesmo.
Quero começar dar o primeiro passo em busca de uma educação que melhore a experiência de meus alunos!


Compartilhar

RELACIONADOS

A Educação a Distância
no Contexto Atual:
50 temas EAD, 50 dias.

 

Este eBook é um compilado do conteúdo discutido
por centenas de profissionais da área da
educação, que debateram 50 temas relacionados
à EaD, durante 50 dias em fóruns online.