Como ajudar os alunos a terem sucesso na sala de aula virtual

17 agosto, 2016

Mais e mais estudantes estão migrando para a sala de aula virtual pela conveniência de se graduar podendo estudar do conforto de casa ou adaptando os estudos a sua rotina.

No entanto, muitos deles não têm a dedicação e a disciplina necessárias para ter sucesso na sala de aula virtual. Muitas vezes, estudantes têm ideias erradas sobre o rigor dos cursos de educação a distância e subestimam a quantidade de horas que devem ser dedicadas para completar as tarefas, discussões, testes e trabalhos. Portanto, é importante que o instrutor defina o tom do curso para ajudar os alunos a terem sucesso. Então, como você pode ajudar seus estudantes a serem bem-sucedidos na aula online?

Foto: Pexels

1. Forneça instruções detalhadas e antecipe questionamentos

2. Poste comunicados

3. Forneça exemplos e grades de avaliação

4. Utilize formas diferenciadas de instrução

5. Incentive apoio entre os alunos e engajamento

Incentive os estudantes a se comunicarem com seus pares, permitindo que os alunos desenvolvam uma rede de apoio, em vez de ter que contar somente com o professor. Estimule a apresentação dos alunos no início das aulas e incentive que eles continuem conectados ao longo do curso. A sala de aula virtual pode ser um caminho solitário, mas não necessariamente precisa ser. Os alunos podem aprender a desenvolver o senso de comunidade mesmo na sala virtual.

Fonte: Desafios da Educação

Metodologia ativa: como engajar professores e diminuir a resistência


Compartilhar

RELACIONADOS