Metodologia ativa: o que é e quais as diferenças com o método tradicional de ensino

21 setembro, 2018

A metodologia ativa é diferente de tudo que aprendemos na forma tradicional de ensino.

Os alunos estão em sala de aula, cadeiras voltadas para um quadro negro e escutam um professor ou professora falar sobre determinado assunto. Algumas pessoas fazem anotações em seus cadernos, outras rabiscam folhas, a grande maioria delas mexe nas redes sociais. Você já viveu esta situação?

metodologia ativa

Foto: Pexels

Provavelmente sim. A metodologia tradicional de ensino tem essa proposta: aulas expositivas em que um professor tem protagonismo o tempo todo. Isto resulta em provas aplicadas após alguns encontros sobre o conteúdo que o aluno teoricamente aprendeu.

Existe um movimento que, antes de mais nada, propõe outra maneira de disseminar o conhecimento entre os alunos. Além disso, coloca o estudante como protagonista do aprendizado. A metodologia ativa é o método que estamos falando. É um processo que tem como característica mais importante colocar o aluno como responsável por sua própria aprendizagem. Desse modo, faz com que o aluno esteja comprometido com este objetivo em um âmbito maior. As aulas são colaborativas e trazem discussões para os encontros com o professor. Ao passo que, o aluno é visto como autônomo, o professor age como mediador, não como protagonista da sala de aula.

Como colocar em prática a metodologia ativa

Sala de aula invertida

Uma das maneiras de colocar em prática a metodologia ativa, é aplicar ações da sala de aula invertida. Nesse sentido, o professor é quem seleciona os conteúdos que os alunos devem estudar em um momento pré-aula. Os conteúdos são hospedados em uma plataforma digital ou enviado por e-mail para os alunos. Dessa forma, eles poderão se preparar antes da aula.

No momento da sala de aula o professor utiliza de um layout da sala com mesas em círculos com o intuito de fomentar o debate. Em seguida, começa a explorar os temas fazendo perguntas sobre os conteúdos que foram estudados. O aluno tem contato com desafios práticos, e decisões que precisam ser trabalhadas em conjunto. Em outras palavras, eles conseguirão participar ativamente das aulas.

Quer saber mais sobre sala de aula invertida? 

Peer Instruction

Outra maneira de implementar a metodologia ativa, é a partir da aprendizagem em pares, conhecida também como Peer Instruction ou Peer to peer. A ideia é que o conhecimento seja construído a partir da interação entre alunos. Para aplicar o método, portanto, uma importante etapa é a elaboração de testes conceituais que promovem a interação entre os estudantes. Por consequência, eles trabalham com conceitos que servem de fundamento para a solução de problemas.

Leia mais sobre o conceito de Peer Instruction.

Metodologia ativa Sagah

A Sagah trabalha com a metodologia ativa em seu modelo de aprendizagem. Assim, o aluno tem em suas mãos o próprio aprendizado e os encontros com professores são para trocas de conhecimento e resolução de problemas. São as Unidades de Aprendizagem (UAs), uma série de objetos educacionais com o fim de proporcionar ao estudante maior imersão nos conteúdos teóricos, que transmitem no método da Sagah os objetivos voltados para metodologia ativa.

Quer se aprofundar?

Convidamos um especialista para falar sobre Ensino Híbrido, do planejamento às práticas. As metodologias ativas é uma destas práticas. Assista o Webinar completo aqui.

 


Compartilhar

RELACIONADOS