Metodologia ativa: o que é e quais as diferenças com o método tradicional de ensino

21 setembro, 2018

A metodologia ativa é diferente de tudo que aprendemos na forma tradicional de ensino.

Os alunos estão em sala de aula, cadeiras voltadas para um quadro negro e escutam um professor ou professora falar sobre determinado assunto. Algumas pessoas fazem anotações em seus cadernos, outras rabiscam folhas, a grande maioria delas mexe nas redes sociais. Você já viveu esta situação?

metodologia ativa

Foto: Pexels

Provavelmente sim. A metodologia tradicional de ensino tem essa proposta: aulas expositivas em que um professor tem protagonismo o tempo todo. Isto resulta em provas aplicadas após alguns encontros sobre o conteúdo que o aluno teoricamente aprendeu.

Existe um movimento que, antes de mais nada, propõe outra maneira de disseminar o conhecimento entre os alunos. Além disso, coloca o estudante como protagonista do aprendizado. A metodologia ativa é o método que estamos falando. É um processo que tem como característica mais importante colocar o aluno como responsável por sua própria aprendizagem. Desse modo, faz com que o aluno esteja comprometido com este objetivo em um âmbito maior. As aulas são colaborativas e trazem discussões para os encontros com o professor. Ao passo que, o aluno é visto como autônomo, o professor age como mediador, não como protagonista da sala de aula.

metodologia ativa

Foto: Pexels

Como colocar em prática a metodologia ativa

Sala de aula invertida

Uma das maneiras de colocar em prática a metodologia ativa, é aplicar ações da sala de aula invertida. Nesse sentido, o professor é quem seleciona os conteúdos que os alunos devem estudar em um momento pré-aula. Os conteúdos são hospedados em uma plataforma digital ou enviado por e-mail para os alunos. Dessa forma, eles poderão se preparar antes da aula.

No momento da sala de aula o professor utiliza de um layout da sala com mesas em círculos com o intuito de fomentar o debate. Em seguida, começa a explorar os temas fazendo perguntas sobre os conteúdos que foram estudados. O aluno tem contato com desafios práticos, e decisões que precisam ser trabalhadas em conjunto. Em outras palavras, eles conseguirão participar ativamente das aulas.

Quer saber mais sobre sala de aula invertida? 

Peer Instruction

Outra maneira de implementar a metodologia ativa, é a partir da aprendizagem em pares, conhecida também como Peer Instruction ou Peer to peer. A ideia é que o conhecimento seja construído a partir da interação entre alunos. Para aplicar o método, portanto, uma importante etapa é a elaboração de testes conceituais que promovem a interação entre os estudantes. Por consequência, eles trabalham com conceitos que servem de fundamento para a solução de problemas.

Leia mais sobre o conceito de Peer Instruction.

Metodologia ativa Sagah

A Sagah trabalha com a metodologia ativa em seu modelo de aprendizagem. Assim, o aluno tem em suas mãos o próprio aprendizado e os encontros com professores são para trocas de conhecimento e resolução de problemas. São as Unidades de Aprendizagem (UAs), uma série de objetos educacionais com o fim de proporcionar ao estudante maior imersão nos conteúdos teóricos, que transmitem no método da Sagah os objetivos voltados para metodologia ativa.

Veja Cases Sagah:

Cases SAGAH: Faculdade Monteiro Lobato implementa metodologias ativas


Compartilhar

RELACIONADOS