Sagah oferece webinar gratuito sobre elaboração de exercícios para professores conteudistas

30 maio, 2019

Para você, é fácil elaborar exercícios? Queremos, primordialmente, ajudá-lo no desenvolvimento desse componente das nossas Unidades de Aprendizagem. Por isso, anote na sua agenda: promoveremos um webinar gratuito sobre o tema no dia 2 de julho, terça-feira, às 16h. Com o título “Elaboração de exercícios: como fazer? Aperfeiçoando o método utilizado pela SAGAH”, o evento online será ministrado por duas professoras. São elas, Rosemary Trabold Nicácio e Ana Luiza Bernardo Guimarães, especialistas na área de educação. Além de terem experiência na elaboração de questões para o INEP. As professoras vão, em resumo, ensinar a desenvolver exercícios que demandem do aluno a mobilização de competências para a resolução da questão.

Para se inscrever no webinar, clique aqui!

Primeiramente, a expectativa de Ana e Rosemary para o webinar é de alcançar a maior quantidade possível de professores conteudistas da Sagah. Elas acreditam ser possível produzir um material com qualidade cada vez maior para os clientes e parceiros. “Entendemos que, com a troca de experiências a partir do webinar, seja possível desenvolver novas perspectivas na produção dos exercícios”, afirma Rosemary.

Em segundo lugar, Ana comenta sobre a elaboração de exercícios na metodologia Sagah. Para ela, são importantes não apenas para sistematizar o conteúdo desenvolvido na UA. Mas também são uma oportunidade de aprendizagem, de reflexão sobre os caminhos trilhados e de continuar aprendendo. “O aperfeiçoamento da elaboração de exercícios, além de ser uma demanda dos professores conteudistas e revisores, pode impactar significativamente a experiência dos alunos com as UAs. Uma vez que estas são compreendidos como mais uma possibilidade de aprendizagem. A boa elaboração de exercícios propicia a efetivação dos objetivos elencados na UA. Favorece também a autonomia e o protagonismo do estudante na auto regulação de suas aprendizagens”, conclui  Ana.

Quem são as palestrantes?

elaboração de exercícios

Ana Luiza Bernardo Guimarães

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2016). Mestre em Educação Escolar (2010) e Especialista em Fotografia (2003) pela Universidade Estadual de Londrina/PR. Licenciada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Coordenadora Acadêmica da Licenciatura em Artes Visuais da UNIFIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos.

Sobretudo, é membro Titular da Comissão Assessora da Área de Artes Visuais junto ao INEP/MEC – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, no ciclo avaliativo do ENADE, no triênio 2017-2019. Diretora da Escola Estadual Dr. Clybas Pinto Ferraz, jurisdicionada à Diretoria de Ensino – Região Assis / Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.  Atua na área de ensino e aprendizagem, com ênfase em Arte, formação de professores e avaliação da aprendizagem. Tem experiência em gestão, atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Graduação e da Educação Básica.

elaboração de exercícios

Rosemary Trabold

Pós-doutorado concluído pela UNESP/Assis; Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – UNESP/Marília; Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela UFF- Universidade Federal Fluminense, Gestão de Redes Públicas pela USP, Gestão Educacional pela UNICAMP, graduação em GEOGRAFIA pela Universidade de Marília, graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista. Presidente da Comissão Própria de Avaliação Institucional e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio. Revisora de Conteúdos para EaD da SAGAH.

Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. Experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Avaliação, Didática, Formação de Professores, Educação à Distância e Gestão escolar. Líder do Grupo de Estudos em Linguagem e Alfabetização na Formação de Professores  – (GEAPRO)/Unifio, pesquisadora membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (GEPLENP)/UNESP/Assis e membro da SE&PQ – Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos.

Por fim, quer ser um professor conteudista? Clique aqui e cadastre-se!

Leia também:

Professor conteudista: qual o papel dele na metodologia ativa?


Compartilhar

RELACIONADOS