Leia também:

Vídeos 360°: Sagah investe em tecnologias aliadas à educação

-->

Leia também:

Vídeos 360°: Sagah investe em tecnologias aliadas à educação

-->

Vídeos 360°: a importância da tecnologia no ensino EAD

21 maio, 2019

Se você acompanha o blog da Sagah já sabe que estamos com a proposta de trazer cada vez mais tecnologia aos conteúdos das UAs. Seguindo esta série de matérias sobre tecnologia em nossa metodologia, analisamos com a ajuda de profissionais da educação a maneira que os vídeos 360° estão impactando na aprendizagem do aluno.

A Virtual Speech, desenvolvedora de aplicativos especializados em Realidade Aumentada e Realidade Virtual, afirma que 92% dos usuários sentem mais confiança após as aulas em um ambiente virtual imersivo. Estas informações vão ao encontro com o que muitos professores afirmam sobre o uso de tecnologias aliadas com aprendizagem. O professor Delmonte, engenheiro mecânico e revisor técnico dos conteúdos da Sagah, afirma que os vídeos 360° tendem a colaborar com o aprendizado global, inclusive com a área das Exatas. “Situações reais de Engenharia que através da literatura tradicional seriam impossíveis de serem compreendidas, agora podem fazer parte da aprendizagem dos alunos, de uma forma intuitiva e agradável”, comenta. Ele ainda ressalta que com o apoio da tecnologia, é possível ter alunos mais instigados, informados e melhor formados.

Professor Delmonte Friedrich afirma que a sociedade mudou, as pessoas já não tem mais paciência para aprender de forma tradicional, querem ver o novo, o desafiador. É possível observar que qualquer adolescente que entre para uma faculdade já vem conectado com as mídias digitais e a internet. “Os vídeos 360 vão ao encontro com tudo isso. Passa a ser uma forma muito mais atrativa e eficiente de ensino em relação ao tradicional”, completa o engenheiro. Outro detalhe que ele destaca é a velocidade com que a informação precisa ser gerada. “Os conteúdos de ensino superior devem acompanhar este mesmo ritmo, senão está fora de capacidade de alcance. Portanto, esse é o caminho: equipes diferenciadas gerando novas formas surpreendentes de aprender”, conclui.

A professora Hariane Marmitt, também revisora técnica da área das engenharias, conta que ficou surpreendida com o alinhamento da Sagah trazendo a inovação dos vídeos para os conteúdos. “Isso mostra aos críticos de cursos EAD que é possível sim produzir cursos com a mesma realidade e até mesmo mais dinâmicos que cursos presenciais. Esta ferramenta vem agregar informações de várias áreas para um mesmo ponto estudado, seja ela de humanas ou exatas”, analisa.

Ela conta que quando a convidaram para participar do projeto pensou: Que projeto inovador! Que projeto fantástico! “Nos dias em que acompanhei as filmagens, percebeu-se a riqueza que este trabalho irá trazer aos alunos. Certamente este tipo de ferramenta agrega informações que talvez  os cursos presenciais  não consigam transmitir de maneira tão real e prática. Num curso presencial, o aluno poderá fazer visitas à várias obras, mas não terá a riqueza de registros de vários assuntos a serem estudados em uma visão de  360°”, completa a professora.

Leia também:

Vídeos 360°: Sagah investe em tecnologias aliadas à educação


Compartilhar

RELACIONADOS