O papel essencial do professor no EAD

18 julho, 2018

Com as mudanças do cenário educacional, o professor têm seu papel ainda mais fortalecido no processo de aprendizagem do aluno.

Professor

O uso da tecnologia, seja ela por meio da internet, dos ambientes virtuais de aprendizagem e tantos outros recursos tornam o ensino dinâmico, interativo e prático, além de encurtar distâncias e tornar a educação mais acessível e democrática para milhões de estudantes. Nesse contexto, a atuação do professor ao mesmo tempo em que é reconfigurada, passando de um papel protagonista para facilitador, também é ainda mais enaltada e necessária para a eficácia do ensino, já que parte deste o acompanhamento, instrução e engajamento dos estudantes.

A ele também é atribuído o papel de gestor, incumbido de organizar o processo de aprendizagem do aluno a fim de o tornar este o protagonista e responsável pelo seu processo de aprendizagem. O professor tem papel essencial em todas as modalidades, e na à distância não é diferente. O docente têm a tarefa de fomentar nos discentes um perfil voltado para o desenvolvimento de competências, para a realidade do mercado de trabalho e um pensamento crítico e dinâmico. Ele é o responsável por incentivar o aluno a compartilhar, multiplicar e construir o conhecimento, se tornando essencial para o sucesso da aprendizagem e da carreira do estudante.


Compartilhar

RELACIONADOS