Peer Instruction: conheça um dos principais recursos da metodologia ativa

30 outubro, 2018

A aprendizagem em paresPeer Instruction ou Peer to peer são nomes dados para o conceito de Eric Mazur. A ideia é que o conhecimento seja construído a partir da interação entre alunos.

O que você vai aprender com este conteúdo:
1. Como surgiu a metodologia?
2. Como colocar em prática?
3. Passo a passo para aplicação
4. Vantagens do método

Como surgiu a metodologia Peer Instruction

A aprendizagem em pares foi criada pelo professor Eric Mazur com a finalidade de seus alunos terem sucesso na disciplina de Física. O conceito foi desenvolvido na década de 1990 a partir de uma observação do professor sobre a forma que ele e os colegas davam aula. Um estilo que era baseado em palestras, em que os estudantes se mantinham passivos, ouvindo e absorvendo o conteúdo.

Em primeiro lugar, a partir dessa observação sua ideia foi propor que os alunos discutissem entre eles. Isto gerou melhores resultados para a turma e maior entendimento do conteúdo. O método revela abordagens colaborativas e ativas, em resumo.

Dessa maneira, o professor não possui mais a centralidade das aulas. Por outro lado, o aluno passa a ser o centro de sua aprendizagem, em colaboração com os seus pares em sala de aula e/ou espaços de aprendizagem.

 

Para entender ainda melhor o cenário das metodologias ativas você pode baixar uma apresentação com dados estatísticos do mercado da Educação e estudar as possibilidades para sua IES.

Quero baixar AGORA a apresentação “Se ensinar a distância é o problema, qual a solução?”

 

Como colocar em prática a Peer Instruction

Para aplicar a Peer Instruction, portanto, uma importante etapa é a elaboração de testes conceituais que promovem a interação entre os estudantes. Assim, eles trabalham com conceitos que servem de fundamento para a solução de problemas.

Veja o passo a passo para aplicação

  • Primeiramente, o instrutor apresenta questões baseadas nas respostas dos estudantes a sua leitura pré-aula]
  • Os estudantes refletem sobre as questões
  • Os estudantes se empenham para uma resposta individual
  • O instrutor revisa as respostas dos alunos
  • Os estudantes discutem suas ideias e respostas com seus pares
  • Os estudantes então se empenham novamente para uma resposta individual
  • Por fim, novamente o instrutor revisa as respostas e decide se é necessário mais explicações antes de passar para o conceito seguinte.

Leia também:
:: Ensino híbrido: o que é, como fazer, tendências | Guia definitivo
:: Metodologias ativas: o que são, quais as mais famosas e como aplicar

 

peer-instruction

    Foto: Pexels

Vantagens do método

Acima de tudo, o Peer to peer possibilita ao professor um feedback imediato do nível de compreensão e conhecimentos prévios dos alunos. O levantamento das respostas pode ser feito por intermédio de várias alternativas.

 

Você pode começar a implementar a metodologia ativa hoje mesmo.
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