Por dentro da SAGAH: conheça quem está por trás do design das unidades de aprendizagem

22 janeiro, 2019

Existem muitas pessoas por trás da produção de conteúdo da SAGAH. Os professores conteudistas são os primeiros no processo de produção das unidades de aprendizagem. Portanto eles são a base do conteúdo a ser entregue nas nossas UA’s. A partir disto, temos uma equipe dedicada a transformar esse mesmo conteúdo em peças agradáveis. Sua função é facilitar a aprendizagem do aluno de forma visualmente atrativa: são os Designers Gráficos, ou DGs.

Nossa equipe interna de DGs é composta por onze pessoas, cinco delas focadas em projetos de inovação e seis dedicadas ao núcleo de Controle de Qualidade. Este núcleo de qualidade é responsável por gerenciar a produção gráfica de mais de 30 DGs externos que trabalham com as nossas Unidades de Aprendizagem.

A primeira etapa para estes profissionais começa quando recebem a indicação da disciplina que irão trabalhar. A partir disto é criada uma identidade visual pensando no que será melhor para a experiência dos alunos. São considerados, também, os objetivos de aprendizagem da UA e a familiarização com o conteúdo. Um exemplo do papel estratégico dos DGs se deu em uma disciplina de Libras, durante a escolha do personagem que seria utilizado para ilustrar o conteúdo. Em um primeiro momento, havia sido sugerido o uso de um personagem sem expressões faciais, mas com a expertise gráfica da equipe e o foco no aluno, foi identificada a importância das expressões faciais na aprendizagem dessa disciplina. Assim adaptando essas características no personagem, como ilustra a imagem abaixo:

Imagem do personagem de libras com expressões faciais

O passo seguinte é quando os designers instrucionais, conhecidos na equipe como DI’s, enviam o conteúdo final da UA em forma de storyboard. Por meio deste, os DGs recebem o roteiro da UA e observações que podem potencializar o entendimento do conteúdo. Por exemplo, caso a UA tenha imagens, o DI explica a importância em dar destaque a elas e sugestões de elementos que possam exemplificar o conteúdo.

Construção coletiva nas UA’s

Lucas Nichele Costa é um dos designers responsáveis pelas UA’s e disciplinas na SAGAH. Ele comenta que a construção destas peças é coletiva e que desafia o profissional a pensar novos formatos que fomentem a aprendizagem. “No momento que estou fazendo a peça eu penso como eu iria absorver melhor o conteúdo se eu fosse o aluno”, conta Lucas. São vários os formatos de conteúdos que os DGs desenvolvem para as unidades de aprendizagem. Infográficos, conteúdos interativos como vídeos, exercícios de tomada de decisão, feedbacks, entre tantos outros como áudios, utilizados especialmente em disciplinas de idiomas como forma de auxiliar o entendimento.

Renata Goulart Euzebio também é DG e integra o time de Controle de Qualidade. Ela é uma das pessoas que avalia as entregas dos DG’s externos de acordo com os padrões pré-estabelecidos das UA’s e as necessidades de cada conteúdo. Sempre que necessário ela solicita alterações e correções aos DG’s. Renata reforça que o olhar destes profissionais é muito importante para um conteúdo de fácil entendimento para os alunos. “Os DG’s da SAGAH são uma galera mais jovem, então fica mais fácil ter o olhar que o aluno teria se estivesse vendo a peça”, afirma Renata.

Leia mais:

Professor conteudista: qual o papel dele na metodologia ativa?


Compartilhar

RELACIONADOS