Realidade virtual na educação: como utilizar a tecnologia na aprendizagem

16 novembro, 2018

A realidade virtual (RV) é uma tecnologia de interface com aplicações em um ambiente virtual. Já é bastante conhecida na área de entretenimento e vem ganhando espaço na área da educação.

Esta tecnologia possibilita imersões realísticas em laboratórios, espaços geográficos, plantas, contribuindo para um melhor entendimento do conteúdo. Além de uma aproximação da realidade profissional.

Isto é realizado através de um ambiente virtual, criado a partir de um sistema computacional. Mas ainda sim toda a experiência é imersiva e muito realista.

Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

A realidade virtual na aprendizagem tem impactos significativos, pois proporcionam ao aluno uma imersão ao espaço de conhecimento e uma vivencia mais próxima do “real”. Para experimentar a RV o aluno precisa ter um celular e um óculos chamado cardboard.

realidade-virtual

Google cardboard é a versão de papelão que o Google criou para a realidade virtual

Realidade virtual com Sagah

A missão da SAGAH é despertar a transformação da aprendizagem a partir da autonomia do indivíduo. Pensando nisso, a Sagah está implementando cada vez mais a RV nas Unidades de Aprendizagem (UAs), com o objetivo de melhorar a experiência dos alunos que utilizam de nossa metodologia.

A aplicação da RV nas Unidades de Aprendizagem vai ao encontro do propósito da marca. Além de contribuir com o entendimento dos conteúdos das UAs, enquanto traz detalhamento e imersão para a aprendizagem.

Leia mais:
:: Descubra quatro opções criativas de conteúdo EAD que a sua IES pode adotar

Vídeos 360 na educação

A SAGAH está complementando suas unidades de aprendizagem com a tecnologia através do item “saiba mais”. Dessa maneira, o aluno poderá viver a experiência de imersão da realidade prática do conteúdo em questão. Os vídeos 360° são exemplos da utilização de Realidade Virtual, um deles está presente em nossa UA Procedimentos Estéticos Faciais e Corporais.

Em cursos de Engenharia Civil, é comum os professores levarem os alunos a visitas de campo. Porém, quando se trata de mostrar grandes obras estruturais, nem sempre a cidade da IES comporta esse tipo de construção. A Sagah utilizou RV para simular um passeio por uma ponte de grande porte.

Por meio dessa tecnologia educacional, o espaço físico deixa de ser um problema e o estudante, de qualquer região. Em qualquer tempo o aluno tem a oportunidade de aprender sobre os elementos construtivos de uma ponte, por exemplo.

Basta usar os óculos de realidade virtual e em seguida fazer uma imersão no cenário 3D. Ao passear pela ponte, é possível aprender, por exemplo, sobre as vigas longarinas e transversinas, que fazem parte de sua mesoestrutura. Para baixar o aplicativo basta acessar o link da Google Store.

Quer dar o primeiro passo para entrar na tendência de realidade virtual na educação? Quero começar a implementar RA na minha IES!


Compartilhar

RELACIONADOS

A Educação a Distância
no Contexto Atual:
50 temas EAD, 50 dias.

 

Este eBook é um compilado do conteúdo discutido
por centenas de profissionais da área da
educação, que debateram 50 temas relacionados
à EaD, durante 50 dias em fóruns online.